Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de abril de 2013

SURF: Como escolher a prancha correta?

Essa é uma das dúvidas, que um iniciante tem na hora de escolher uma prancha correta:

Você morre de vontade de surfar mais e depois? Como escolher a pranchinha certa? Qual o tamanho ideal? Que diferença faz uma rabetinha swallow ou round squash? Quilhas removíveis pra quê?

Bom,quem quer começar a surfar normalmente pede ajuda a um surfista experiente na hora de escolher o equipamento,acontece que quase sempre a prancha do mais experiente não é a certa para o iniciante. O ideal - e mais comum - é aprender a remar e ficar em pé em um longboard ou em um funboard antes de partir para a pranchinha, que é muito mais sensível e arisca nas ondas.



A principal regra que um iniciante deve observar ao escolher sua prancha deve ser que; “quanto maior for a prancha, mais fácil será aprender a surfar.”

Uma prancha grande (em relação a sua altura) lhe oferecerá maior flutuação e estabilidade, e isto facilitará ficar em pé sobre a prancha, bem como nas remadas.
Todas as pranchas de surf são medidas em "pés" e "polegadas".
1 PÉ = 30,48 CM = 12 POLEGADAS
1 POLEGADA = 2,54 CM


Quando se diz que uma prancha possui tamanho 6´.3", significa que ela mede seis pés e três polegadas, ou uma 5´.11", significa cinco pés e onze polegadas, e assim por diante.Para saber qual o tamanho de uma prancha em metros basta multiplicar oprimeiro numero (dos "pés") por 30,48cm, e o segundo numero (das “polegadas”) por 2,54cm, e assim você terá o tamanho em centímetros. Basta dividir este resultado por 100 e você obterá o tamanho da prancha em metros:
EXEMPLO:

Funboard 7.5 :  7  x  30,48 cm   =   213,3 cm
                          5  x    2,54 cm   =   12,7cm                           ________________________________________
                                 TOTAL         =         226,0 cm (ou 2,26 metros)

Outro fator importante na escolha da prancha é o seu peso. Sempre escolha uma prancha que suporte um peso máximo superior ao seu peso, pois isto lhe garantirá flutuação extra e por consequência maior facilidade em ficar em pé.
Abaixo segue uma tabela de PRANCHAS com todas informações necessárias para a perfeita escolha da prancha:

  RABETA ou TAIL
É a parte onde fica o pé de trás, que afunda ou alivia com mais ou menos força. Aliada ao tipo de fundo e a posição das quilhas, a rabeta vai definir o quanto de precisão e força será preciso aplicar para completar uma manobra ou como a prancha vai se comportar ao fazer um movimento na parede.



Pin:
Permite projeção, velocidade e manobras com pouca agilidade. Feita para pranchas acima de 7'0",ideal para ondas grandes e fortes é uma tail comum para Guns, ela mantém a prancha com uma curva firme e segura, o que oferece muita segurança dentro de tubos. Suas curvas são mais longas e fornece muito controle em alta velocidade.
Normalmente usada em pranchas médias ou grandes A prancha vem afunilando formando uma única quina. Noventa por cento das pranchas de ondas grandes, são “round pin”. Ela consegue dar uma boa estabilidade, permitindo que o surfista quebre a linha das ondas maiores com mais facilidade, apesar do seu tamanho. Tem uma área menor na parte da rabeta deixando a prancha mais segura e com linhas mais redonda, não é muito indicado para ondas cheias por ter pouca sustentação na rabeta.Ideal para pranchas médias e pequenas. Ela deixa as manobras mais redondas. Vem sendo usada por profissionais que querem diminuir a largura da tail de pranchas menores e mais largas, o que gera mais segurança nas manobras.

Squash:
Levemente arredondada. Boa sustentação. É de fácil manobra e normalmente a mais usada.
Essa é ideal para ganhar velocidade e realizar manobras longas e fortes. É bastante popular e é facilmente adaptável ao surf de ondas pequenas, que por sua vez pede mudança constante de direção sem perder a velocidade.

Swallow:
Rabeta segura e com mais direção e controle dentro de tubos. Mas as pontas se quebram facilmente se apoiadas ao chão.
Essa proporciona manobras com uma linha quebrada e funciona em qualquer tipo de prancha. Porém, passa por algumas adaptações quanto a largura e ângulo da swallow dependendo do tamanho da prancha e da onda a ser surfada.
Já a Roud tem características bem parecidas com a swallow e swallow fish, de forma que é muito difícil distingui-las dentro da água. As manobras saem um pouco mais quebradas.Tem um pouco menos área de sustentação e é mais macia de manobrar.

Square:
Parecida com a squash, mas com quinas nas pontas o final da prancha é cortado radicalmente possui uma versatilidade muito grande formando duas quinas acentuadas.Usada em ondas com tamanho médio e pequenas.Assemelha-se um pouco com a Swallow Tem uma resposta rápida,faz com que se tenha uma performance de linha mais quebrada na onda jogando muito mais água nas manobras quebrando a linha da onda imediatamente. Manobras menos macias e com pouco direcional, aparentando ser mais presa.

Wings:
Essas são utilizados para ajustar o outline do meio com a rabeta em pranchas pequenas e largas. Ajuda a reduzir a área da rabeta, permitindo a troca de bordas em espaços reduzidos. Geralmente são usados com rabetas swallow,essa quebra a linha de água na rabeta, gerando turbulência (jogando um pouco de água p/ cima do deck) e soltando um pouco mais a rabeta por sofrer menor resistencia da água.A wing swallow tem a mesma função da swallow, mas devido à quebra, aumenta a pressão. Dando uma maior velocidade.

Round:
Essa é  bastante usada em pranchas grandes, médias e pequenas.o outline vem se afunilando até ficar redondo no final da rabeta. Com excelente projeção e estabilidade, dependendo muito das condições do mar e do surfista para a sua utilização.Esse modelo é o mais popular entre os diversos de tails que existem e, da mesma forma a Squash e a Diamond, é a que melhor se adapta ao surf de ondas médias e pequenas. Funciona em qualquer tipo de prancha, passando por algumas adaptações de acordo com o tamanho e o tipo de onda que vai ser surfada,a Roud Squash como o próprio nome diz é uma rabeta arredondada, é ideal para manobras em curvas suaves, como cutback e rasgadas ao longo da onda. Ideal para ondas cheias e com força.

Round Pin: aqui os wings também têm o efeito de quebrar os outlines, gerando turbulência e conseqüentemente soltando um pouco mais a rabeta. Apesar de pouco usada, pode ser uma boa opção para lugares com bastante tubos, mas em condições de manobra.


Diamond: como o nome já diz o final da prancha é formada de diâmetro com extremidade pontudas, extremamente solta, usada muito em ondas médias e pequenas. Possui mais versatilidade em manobras radicais. Esse tipo de rabeta já foi muito usada, mas hoje são poucos shapers que a utilizam.


QUILHAS




É o que vai fazer a prancha ficar mais ou menos presa na água na hora da cavada (curva na base da onda) ou nas desgarradas.

Removíveis - Além de facilitar o transporte nas viagens, esse tipo de quilha serve para aprimorar manobras em diferentes condições de onda e fundo, como areia, pedra ou coral. Há também opções de aberturas, tamanhos e modelos.

Os iniciantes não sentem grandes diferenças com variações de quilhas, considerando que ele vai aprender em ondas mais cheias e fáceis, como as de até 1 metro. Ou seja, as removíveis são bem mais caras e o iniciante pode não aproveitar seu potencial. A dica nesse caso é usar as quilhas fixas.


TIPOS DE FUNDO
O fundo vai definir a velocidade que a prancha vai pegar em determinado tipo de onda, dando mais ou menos contato com a água.


Fundo Flat - É o intermediário entre o côncavo (concave) e o "V". Aumenta a pressão do "V" e a troca de bordas do côncavo (concave). Normalmente usado da parte mais larga da prancha até o bico em todo o tipo de prancha, já que se adapta a uma enorme quantidade de condições.

Fundo em "V" - Facilita a troca de bordas deixando a prancha mais solta. Se usado com excesso inadequado em uma parte da prancha pode perder a velocidade e tirar a pressão das manobras, normalmente usado entre as quilhas.

Concave - Oposto ao fundo em "V" , aumenta a pressão e a velocidade do fluxo de água, canalizando-a, usado em pranchas mais finas na altura da parte mais larga da prancha.

Doublé Concave - Uma variante do concave que pode ser aplicada a qualquer tipo de fundo, de preferência entre as quilhas.

Canaletas - Canaliza o fluxo de água dirigindo-o em linha reta aumentando a velocidade e a pressão, deixando a prancha mais dura.

Tri-Concave - É um tipo de fundo mais específico, é a junção do doublé concave que é só no meio das quilhas com um terceiro concave que começa mais ou menos 24 polegadas do bico, eficaz                                                                                               para ondas rápidas e médias.

Invert "V" - O invert "V" é em forma de "V" no bico e na rabeta é reto, sua função é dar projeção na prancha, seu formato no bico impede que a prancha não enterre de bico nas manobras, não é um fundo muito utilizado.

Essas três partes apresentadas, o fundo, a rabeta e as quilhas dependem muito umas das outras no desempenho da prancha.

Seja qual for o motivo pelo qual vai começar a praticar um esporte de prancha, por incentivo dos pais, mídia ou por moda, o esquema é se divertir. A competição só vale se for para ser com você mesmo. Aprenda primeiro por você, coloque limites tangíveis: tentar uma manobra por dia, aprimorar seu estilo. Mas sempre com o foco no prazer, em primeiro lugar é essencial que a ajuda venha de pessoas especializadas, pedir aulas para aquele seu amigo que já é master em um esporte não é garantia de didática ideal. Por isso, professores que sabem ensinar sempre são as melhores opções. Muitas pessoas se machucam porque não estão preparadas para praticar um esporte logo de cara. Tente primeiro ter um condicionamento físico adequado. Vá entrando nos ritmos aos poucos. Quanto maior a idade, mais importante o condicionamento físico Hábitos saudáveis de alimentação e sono são importantes, faz toda a diferença. No início, não adianta querer praticar todos os dias se seu corpo não conseguir acompanhar o ritmo, adultos precisam de descanso e de energia de uma dieta balanceada. Parar de fumar também vai ajudar 100% no rendimento .Procure alternar outras atividades com o esporte de prancha de sua preferência, assim você vai estimular seu cérebro e ainda pode evitar sobrecarregar alguma articulação ou músculo por repetir sempre os mesmos movimentos.Uma ótima dica para iniciantes de surf e wake é pedalar. A musculação moderada também ajuda a evoluir em um esporte de prancha.
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.



34 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Leandro Souza, primeiramente seja bem vindo ao Blog Maresias Radical,obrigada pela sugestão,vou complementar essa matéria falando das rabetas e quilhas,assim a matéria fica completa e tira sua dúvida e de outras pessoas !!!

      Excluir
  2. Bom dia,tem disponibilidade de pranchas para venda,preciso de uma funboard 6,2 ou 6,3 para iniciar nessa paixão do surf!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jadson Santos,a funboard é um intermediário entre uma prancha e um long,o funboard é indicado para iniciantes com menor preparo físico ou maior dificuldade de equilíbrio por ter maior flutuação do que uma pranchinha, será a opção mais fácil para aprender,quanto ao tamanho te aconselho a fornecer ao shaper sua altura e peso,para que seja decidido o melhor tamanho para o seu fun.
      hoje em dia existem muitas disponibilidades para venda de funboard 6,2 e 6,3 também em lojas de surf ou até mesmo em lojas virtuais.

      Excluir
    2. Boa tarde, será que poderia tirar uma dúvida eu tenho uma 5"1' gostaria de tá iniciando no surf porém acho que não seria a prancha certa pra começar pois eu tenho 1,78mts e peso 88 kg, qual seria a melhor prancha pra tá iniciando sem me frustar por favor, obrigado

      Excluir
  3. Qual seria o tamanho de prancha ideal para surfista de nivel intermediario de 1,75 de altura e 75 kg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean,seria difícil indicar uma prancha perfeita pra você seguindo o seu peso e sua altura,bom,se fosse por tabela seria 6,0 6,2 ou 6,3 mais para não haver dúvidas e erros,te recomendaria a mandar fazer uma prancha pra você seguindo o seu tamanho e peso seria o ideal.

      Excluir
  4. oi, tenho 1,73 e peso 85 kg, quero comprar uma prancha pra lago, qual a dica, obgdo, Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lopesbrusa,a dica que eu te dou é sempre escolher a prancha certa pra você,seguindo sua altura,seu peso,sua idade,e seu nível seguindo essas regras não tem erro,é só entrar no mar e aproveitar.

      Excluir
  5. vôgoga vai: comprei uma softboard 6.7 'mar cristal' para iniciar; não vi nenhum comentário a respeito de softboard; a dita é usada e não atendeu meu gosto; passei dos setenta, altura 1,77 cm e 73 kg ; queria brincar nas ondas mas a prancha é inadequada para pitangueiras e tombo, no guarujá; seu blog foi uma indicação da minha filha preocupada em me salvar de eventual acidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr.Douglas Rodrigues confira a matéria http://maresiasradical.blogspot.com.br/2016/07/surfsobre-as-pranchas-softboards.html ,é uma pena que essa prancha não atendeu as suas espectativas,talvez o tamanho está inadequado,pois esse tipo de prancha é a mais recomendada pra quem quer começar,agradeço sua filha pela recomendação,espero ajuda-lo de alguma forma.

      Excluir
  6. Parabéns pela matéria! Bem completa, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme Schorr,primeiramente quero agradecer a sua visita e por ter lido a matéria,fico feliz em ter ajudado.

      Excluir
  7. Boa Tarde
    Surfo à 6 anos, faço manobras, uso 6'0 2 1'8 18 1'8, peso 47 kg e 1,57 de altura. Que tamanho e medidas, de largura e espessura, de prancha de surf é melhor para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite
      Bom,seria difícil indicar uma prancha perfeita pra você seguindo o seu peso e sua altura,bom,se fosse por tabela seria 5,16 ou 6,0 mais para não haver dúvidas e erros,te recomendaria a mandar fazer uma prancha pra você seguindo o seu tamanho e peso atual seria o ideal.

      Excluir
  8. Bem explicado, muito informativo muito bem escrito parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,primeiramente quero agradecer a sua visita e por ter lido a matéria,fico feliz em ter gostado,obrigada.

      Excluir
  9. Boa tarde, quero iniciar no surf, mas não sei qual tamanho e tipo de prancha eu compro, tenho 172 cm e peso 81 kg, poderia me indicar alguma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,o funboard é indicado para iniciantes com menor preparo físico ou maior dificuldade de equilíbrio por ter maior flutuação do que uma pranchinha, será a opção mais fácil para aprender,quanto ao tamanho te aconselho a fornecer ao shaper sua altura e peso,para que seja decidido o melhor tamanho para o seu fun.
      hoje em dia existem muitas disponibilidades para venda de funboard 6,2 e 6,3 também em lojas de surf ou até mesmo em lojas virtuais.

      Excluir
  10. Boa tarde, eu sou iniciante tenho 1,84 de altura e peso 76kg qual tipo de prancha e formato você me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,Guilherme Gomes,Bom dia,o funboard é o mais indicado para iniciantes com menor preparo físico ou maior dificuldade de equilíbrio por ter maior flutuação do que uma pranchinha, será a opção mais fácil para aprender,quanto ao tamanho te aconselho a fornecer ao shaper sua altura e peso,para que seja decidido o melhor tamanho para o seu fun.
      hoje em dia existem muitas disponibilidades para venda de funboard 6,2 e 6,3 também em lojas de surf ou até mesmo em lojas virtuais.

      Excluir
  11. Olá, sou iniciante, 1,74 e 85kg,44 anos,qual prancha me recomendaria, quero ir devagarzinho,a minha primeira experiência foi show,não quero largar, rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ,bom dia Unknown o funboard é o mais indicado para iniciantes com menor preparo físico ou maior dificuldade de equilíbrio por ter maior flutuação do que uma pranchinha, será a opção mais fácil para aprender,quanto ao tamanho te aconselho a fornecer ao shaper sua altura e peso,para que seja decidido o melhor tamanho para o seu fun.
      hoje em dia existem muitas disponibilidades para venda de funboard 6,2 e 6,3 também em lojas de surf ou até mesmo em lojas virtuais.

      Excluir
  12. Boa noite.
    Gostaria de saber qual prancha é melhor indicada para mim. Tenho 1,83m 60kg e sou iniciante.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde,
    Jefferson Santos,
    O funboard é o mais indicado para iniciantes com menor preparo físico ou maior dificuldade de equilíbrio por ter maior flutuação do que uma pranchinha, será a opção mais fácil para aprender,quanto ao tamanho te aconselho a fornecer ao shaper sua altura e peso,para que seja decidido o melhor tamanho para o seu fun.
    hoje em dia existem muitas disponibilidades para venda de funboard 6,2 e 6,3 também em lojas de surf ou até mesmo em lojas virtuais.

    ResponderExcluir
  14. Olá eu gostaria de saber qual o tamanho ideal pra mim
    Tenho 14 anos 1,87m e peso 74kg ainda sou nível inciante só sei ficar em pé e botar pro corte por enquanto ainda não sei nenhuma manobra

    ResponderExcluir
  15. Qual o cuidado que tenho que ter ao subir numa prancha depois de quarenta anos sem surfar?
    Isaiasks/Unamar/Cabo Frio

    ResponderExcluir
  16. Boa noite quero inicia no surf tenho 172 e peso 95 kg

    ResponderExcluir
  17. Olá,quero saber qual o tamanho mais indicado pra mim, tenho 1,69 e 105kg

    ResponderExcluir
  18. Qual seria o tamanho de prancha ideal para surfista de nivel medio , já sei correr a parede e mando rasgada

    Moro em Guarujá : ondas q eu pego de 0.50 a 1 metro

    Tenho 1,67 de altura e 48 kg e tenho 15 anos

    ResponderExcluir
  19. Tenho 1,55 de altura e 40kg, qual seria a prancha ideal pra mim?

    ResponderExcluir
  20. olá tenho uma dúvida , tenho uma 6,5 18 1/2 - 14 - 10 3/4 - 27/6 do shaper Paul Mandacaru, peso entre 72 e 75kg e tenho 1,75cm ... é a prancha correta , ou sugere outra?
    Muito obrigado :) continuação de um ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  21. Qual a prancha ideal para surfar em Maresias, seria com mais rocker ou mais reta? Gilson Campos

    ResponderExcluir
  22. Tenho 50 anos um metro e setenta e dois, 69 kilos. Pegava onda com 16 e 17 anos. Para começar novamente qual a prancha ideal ?

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Maresias Radical, por favor deixe seu comentário!!