Páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SURF:Emagreça e tonifique os músculos surfando nesse verão


Um dos principais benefícios do surf na opinião de quem pratica o esporte é liberar o stress. 
Como o estresse por si só é engordativo, esta aí um bom motivo para pegar a prancha.Que tal entrar em forma de uma maneira divertida e refrescante? Coloque a prancha debaixo do braço e renda-se ao surfe. Um esporte que queima 600 calorias por hora, tonifica os músculos e manda o estresse para o além-mar. "Para iniciar a prática do surfe o primeiro passo é procurar uma boa escola, pois assim o iniciante aprenderá o esporte de maneira prazerosa, segura e correta".O surf é um exercício aeróbico, trabalhando tanto a parte cardiorrespiratória quanto os músculos. O resultado é um corpo durinho e tonificado, além de mais fôlego e resistência.Se você mora em uma cidade sem praia, procure uma academia que ofereça aulas de surfe na piscina. Assim você poderá aprender as técnicas com tranquilidade antes de se aventurar no mar. Na piscina você terá um primeiro contato com a prancha, simulando situações que você enfrentará na praia.  O surfe trabalha vários músculos do corpo, mas fortalece principalmente peito, braços, costas, glúteos e panturrilha. Ele melhora a flexibilidade, alivia o estresse e a ansiedade. A musculação vai ajudar a fortalecer os músculos envolvidos na prática do surfe. A natação lhe dará condicionamento cardiovascular específico para melhorar a remada na prancha. E os outros lhe darão mais equilíbrio, ao mesmo tempo em que vão fortalecer seus membros inferiores. Trabalha todos os grupos de músculos do corpo, ou seja, você fortalece seus membros de maneira equilibrada, sem ficar desproporcional.O surf desenvolve o equilíbrio e coordenação motora.

Agora, é só pegar a prancha e descer a serra!

Importante: nunca se aventure no mar sozinho. Evite locais onde haja correnteza e alongue-se sempre antes de pegar onda. Mantenha uma alimentação balanceada e dê, pelo menos, duas horas de intervalo entre as refeições e a prática do surfe para não comprometer a digestão. E beba muita água. "Quando a sede aparece é sinal de que o corpo já se desidratou",   





  • Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte


  • sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

    SURF:Conheça a história do Surfista de 180 quilos

        "Desafiando a gravidade"

    O americano Jimbo Pellegrine, de 40 anos, é um exemplo para as pessoas superarem seus limites. Mesmo pesando 180 quilos, ele se dedica ao esporte que mais adora: o surfe. 


    Filho de pai surfista e formado em Harvard, Pellegrine começou a surfar com apenas quatro anos. Em entrevista ao site “Chubstr”, o americano contou que as pessoas ficam com medo quando ele sobe na prancha.
    – As pessoas estão sempre com temor, especialmente quando vou a lugares que eu não nunca tinha surfado ainda.Normalmente, as pessoas ficam com olhares estranhos, desconfiadas. Depois não acreditam no que veem – disse.
    Pellegrine contou ainda que ganhou esculturas e cartazes em algumas praias.
    – Há lugares onde você pode encontrar o meu nome esculpido em cimento e cartazes sobre mim. É engraçado – afirmou.


    E, surpreendendo a todos, consegue se manter em pé em cima da prancha, encara ondas gigantes e tubos nas melhores praias do Havaí e da Califórnia. Em um vídeo gravado em 2009, Pellegrine aparece pegando altas ondas, e se mantendo em pé em todas elas.
    Confira o vídeo gravado em 2009, Pellegrine aparece pegando altas ondas, e se mantendo em pé em todas elas.






  • Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte




  • domingo, 29 de setembro de 2013

    SURF: Surfistas também pegam ondas a noite.



    Surfistas também vão ao mar à noite vestidos com roupas e pranchas de , para marcar o começo do verão. 
     As cenas e o efeito visual é incrível.




    Tanto a roupa como as pranchas tem traços de neon e é possível ver os traços coloridos fazendo  manobras em pleno escuro. 

    Veja abaixo algumas imagens interessantes:













  • Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte
  • SURF: Qual a idade ideal para começar a surfar ?

    Não é de hoje que o surf conquista a garotada!
     Cada vez mais percebemos crianças se interessando pelo surfe. Grande mérito disso fica por parte dos projetos que existem para inclusão social através do surf. Mas, para que as crianças pratiquem o surf, são necessários alguns cuidados:



    Qual a idade ideal para começar a surfar?
    Bom não existe uma idade específica para começar a surfar mais, recomendamos que a criança tenha 4 anos de idade, no mínimo, para o início da prática do surf. Em geral, nesta idade, a criança já possui condições físicas e psicológicas básicas para uma boa adaptação ao mar. Tem a coordenação motora necessária e consegue ter bom aproveitamento nas aulas.



    Quais os benefícios da prática do surf para as crianças?
    O surf é uma atividade que além de proporcionar o contato com a natureza, ainda colabora para melhoria de alguns aspectos psicomotores, como coordenação motora, equilíbrio (estático, dinâmico e recuperado), tônus, lateralidade, estruturação de espaço e tempo, consciência corporal. Também se desenvolve a capacidade pulmonar, resistência cardiovascular, fortalecimento dos ossos e músculos, proporcionando um crescimento saudável.Pelo fato da criança estar aprendendo algo novo, de forma prazerosa e lúdica, divertindo-se, podemos listar alguns benefícios psicológicos, como aumento da auto-estima, melhoria do comportamento e do humor.Além de tudo isso, desperta no aluno um enorme senso de respeito e proteção à natureza.


    Existe algum risco?
    Como em todos os esportes, sim. Porém, praticando sempre atento às medidas de prevenção de acidentes, diminui-se muito a possibilidade de ocorrer algo grave.

    Há alguma dica aos pais?
    Caso sentir-se interessado em levar seus filhos, reflita sobre a questão da pressão psicológica exercida por vários pais às crianças praticantes de diversos esportes. Pressão e cobrança demasiada por resultados só causa frustração ao adulto e principalmente à criança, que se vê obrigada a agradar ao pai e acaba perdendo o interesse na atividade em questão. Deixe que seus filhos pratiquem esportes por lazer, por diversão. Em caso de participação em competições, apoie, torça, dê motivação, mas nunca cobre.



  • Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.


  • terça-feira, 14 de maio de 2013

    SURF: Animais também surfam

                       Esses animais são mais espertos do que gente!!!



    Você já imaginou ver um rato,um porco e outros animais surfando?,não?, Então mate a curiosidade ,veja algumas fotos que o blog Maresias Radical separou pra você:


    Lhama 

    Gato

    Cachorro

    Rato

    Rato

    Porco

    Cabra e bode


    Coelho



    • Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.


    terça-feira, 7 de maio de 2013

    SURF: Surfar faz bem a saúde física e mental

    Não é necessário enfrentar condições tão adversas para surfar. É possível ser um surfista de final de semana apenas para relaxar e se divertir com os amigos e adquirir benefícios físicos e mentais dessa prática



    Já pensou em fazer algum esporte ligado ao mar? Uma boa opção para isso é o surf. Seus benefícios para o corpo e para a mente são incontáveis. O melhor de tudo é estar em contato com o mar. Mas, assim como outros esportes, é preciso tomar alguns cuidados antes de surfar. Conheça aqui as vantagens, os riscos, precauções e equipamentos adequados para praticar o esporte.

    Vantagens
    • É um excelente exercício cardiovascular;
    • Trabalha todos os grupos musculares;
    • Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora;
    • É um esporte praticado em contato com a natureza.
    Riscos
    • Se praticado sem o devido alongamento e aquecimento da musculatura, o surfe pode provocar lesões nos ombros (por causa da remada), nos tornozelos e nos joelhos.
    Precauções
    • Saber nadar;
    • Usar bloqueador solar;
    • Conhecer as condições do mar antes de entrar;
    • Beber muita água antes de depois da prática do surf;
    • Fazer refeições leves antes de entrar na água;
    • Como o surfe depende de tempo e oportunidade para ser praticado, o surfista deve manter outra atividade física, como a musculação ou a natação.
    Equipamentos
    • A escolha de uma boa prancha é indispensável para o bom desempenho deste esporte. Recomenda-se aos iniciantes os modelos maiores, chamados de long boards, que podem ser encontrados nas boas lojas do ramo ou feitos por encomenda.
    Período mínimo para fazer efeito
    • Com aulas pelo menos duas vezes por semana, em cerca de um mês, o iniciante já está em condições de entrar no mar e ficar em pé sobre a prancha.
    Quem deve fazer
    • A prática é indicada para pessoas a partir dos cinco anos de idade, que saibam nadar e que tenham feito exames médicos para avaliar as condições físicas e cardiovasculares.

      Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.


    sexta-feira, 3 de maio de 2013

    SKATE: Emagreça andando de skate

                                 Perca calorias se divertindo !!!
    Uma boa alternativa para variar suas idas ao trabalho ou a escola é andar de skate! Um esporte radical que pode ser empregado como um esporte do dia a dia. Com este exercício você é privilegiado de diversos maneiras. Além dos benefícios estéticos, há fortalecimento de articulações, estabilidade ligamentar, maior consciência corporal, equilíbrio, tonificação dos músculos e melhoria de desempenho nas atividades realizadas diariamente. Também é um esporte com alto gasto calórico, sendo que em 30 minutos você consegue mandar embora 235 calorias. Uma boa opção para manter o bem estar físico e psicológico.



    Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.


    SKATE: Skate também é coisa de mulher sim!

     Para sair da rotina da academia, aposte nesse esporte sobre rodas!

    Andar de skate é coisa de menino, certo? Errado! O skate, apesar de ser mais praticado pelo sexo oposto, pode ser um ótimo aliado na perda de peso conquista de um corpo durinho. Isso porque é um ótimo exercício aeróbico (principalmente pelo impulso que o skatista tem de fazer com um dos pés para ganhar velocidade), que exige bastante das panturrilhas, quadríceps e abdômen. Andar de skate fortalece ainda as articulações dá estabilidade aos ligamentos dos tornozelos e dos joelhos.
    Além disso, para ficar em pé sobre essa prancha com quatro rodinhas, você tem de se esforçar. Assim, o exercício trabalha a concentração e o equilíbrio, melhorando também a consciência corporal e flexibilidade.


    Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

    sexta-feira, 12 de abril de 2013

    SKATE: As 10 manobras radicais

    • o 360º é quando o skatista dá uma volta completa com o skate.

    • Backside quando a manobra é feita e costas para os obstáculos

    • Grab quando você segura na prancha

    • 50/50 é uma manobra realizada no corrimão.

    • Kickflip é quando o skate roda por baixo dos pés

    • Ollie é quando o skatista da um salto e o skate chega a sair do chão.

    • 900° Quando Um Skatista Da Duas Voltas E Meia Com o Skate No Ar.

    • Front Flip É Quando um Skatista Da Um Mortal Para Frente Com o Skate.

    • Back Flip É Quando o Skatista Da Um Mortal Para Traz Com o Skate.

    • Christ air É Quando o Skatista No Ar Pega o Skate Com Uma Das Mãos e Abre os Braços!



    Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

    quinta-feira, 11 de abril de 2013

    SKATE: Dicionário Sk8

         Assim como os surfistas tem as sua linguagem, os skatistas também tem as suas gírias veja abaixo algumas delas no nosso vocabulário:



    Alfanumérico:
    100%: Cenporcento Skate Magazine, revista sobre skate.
    180°:cento e oitenta (one-eighty) graus. Medida de rotação. Se usa para diferenciar algumas manobras.Ex:180° frontside flip.
    360°:trezentos e sessenta (three-sixty) graus. Medida de rotação. Se usa para diferenciar as manobras.Ex:360° kickflip
    360 FLIP: Manobra que o skate roda uma vez de FLIP combinado com um SHOVE-IT 360. Conhecido no Brasil com Kick Flip
    411:  Vídeo de skate bimestral (Importado)
    3-6: (três-meia) - girar 360° graus
    5-0: Pronuncia-se "five-oh". Grind com o truck na borda do obstáculo. Ex.: 5-0 Pivo Grind ,manobra em que o skate desliza somente no eixo de trás.
    45 Caraia: Todow - Rampa reta de 30º até 45º serve para subir, mandar uma manobra e descer novamente.
    50-50: Pronuncia-se "fifty-fifty" ou só fifty . Grind com os dois trucks na borda do obstáculo. Ex.: 50-50 grindou só fifty - Manobra que faz o skate deslizar com os dois eixos sobre um corrimão, caixote, banco etc.
    540° : Rotação em 540 graus - Mc Twist
    720° :
    Rotação em 720 graus - Mc Hawk



    A:
    A: Medida de dureza de rodas e amortecedores. Ex: 95A (- duro), 97A, 100A (+ duro).
    Air: Quando o skate sai do chão sem o skatista dar ollie.
    Amortecedor: Usam-se dois por truck. São feitos de borracha e tem a forma de donuts. Encaixam-se no parafuso principal (kingpin). Existem várias durezas.
    Axle: É o eixo do truck. A barra de metal que fica dentro do truck. Onde se encaixa a rodinha. Com o tempo ele se desloca (slip).
    Abeck: Marca de rolamento de Skate. Há várias tipos desse rolamento.AIR: Quando o skate sai do chão sem o skatista dar ollie.
    Agace: Marca de peças e roupas de skate.
    Andrecht: Manobra na qual se da um handplant segurando com a mão da frente no lado de trás do skate.
    ABEC : Este nome é dado para medir a precisão dos rolamentos. Existem 4 tipos de ABEC: o ABEC 1, ABEC 3, ABEC 5, ABEC 7. O que muda de um para o outro é a precisão sendo o 1 o mais simples e o 7 o mais preciso.
    Aéreo : Air (Aerial) - É a manobra no qual o skatista, com os 2 pés no skate segura o shape para decolar a partir de um half-pipe ou a partir de uma rampa.
    Air Walk : Manobra que é executada segurando (ou não) o nose. Após a decolagem chuta-se o pé da frente para frente e o pé de trás para. É como se a pessoa estivesse caminhando no ar.
    Alley-up : É quando é feita uma manobra em que o atleta, vira o corpo com o skate para um lado mas voa para o lado oposto.
    AM (amador) : Categoria para campeonatos com subdivisões: Amador 1 e amador 2.
    Amador 2 é o atleta que já acerta muitas manobras e tem muita base em andar de skate. Normalmente já tem experiências em campeonatos.
    Amador 1 é o atleta que já é muito experiente em campeonatos. Acerta muitas e muitas manobras sem muitos erros. Os atletas que são da categoria amador 1 normalmente são fortes candidatos à passar para categoria profissional.
    Amarelar : Desistir de mandar uma manobra. Ficar com medo. Pular fora do skate antes de completar a manobra


    B:
    Back flip :É um mortal para trás segurando o skate. Não confundir com backsideflip flip
    Back side :(B/S) - Uma manobra é de back quando o atleta faz uma manobra virando o corpo e o skate (ou só o skate) em 180º (360 ou 540) sendo que logo após o inicio da manobra ele dá o ollie o corpo começa a virar dando as costas para o lado para onde estava indo.
    Em grinds :Quando aproxima-se do obstáculo, a manobra a seguir será backside se o calcanhar estiver para o lado do obstáculo.
    Segurando o skate será backside se segurar com a mão da frente pelo lado de trás do corpo (backside grab, melancollie, method, mosquito
    Balada : Noitada, sair com os camaradas, sair para uma festa, curtição
    Bearing :Rolamentos
    Banks :Obstáculos com Campom (S B C )
    Beni :Hama ou Beni-Hana- Utransições ou calombos, com parte vertical (ou não) sem formas lineares, podem ser em formatos de bumerangues, em formato de 8, existem também os tribanks.
    Barley grind :Ollie 180 to switch smith grind. Donny Barley foi o primeiro a acertar.
    Base :Parte debaixo dos trucks (baseplate). Quando uma pessoa acerta uma manobra e cai com os pés em cima dos parafusos que prende as bases, diz que foi "Na base". Quando alguém diz, "tal cara tem as bases" significa que a pessoa anda bem de skate.
    Batida : Dar um 180 em uma rampa sem chegar na borda (Kick Turn)
    Bazon : Mesmo que "na base". Todas as palavras com terminação "on" surgiram de São Bernado do Campo, inventadas por Glauco Exs: Glaucon, Bazon, ma manobra que logo após o ollie, o pé da frente empurra o skate para frente até ser possível tirar o pé de trás do skate e então com a mão o atleta pega o tail puxando o skate de volta, colocando assim o pé de volta.
    Bico :Trouxa, mané, otário. Ex: "E aí bico, certo?"
    Big Brother : Revista importada de skate do grupo Larry Flint
    Bigspin :Manobra em que o skater e o skate giram pelo mesmo eixo de rotação, só que o skate gira 360º e o skater 180º
    Blindside : Mandar uma manobra sendo que o atleta voa paralelamente dando as costas para onde irá aterrissar, não confundir com alley up nem backside (alley up e backside giram o skate e o corpo)
    Blunt slide :Manobra em que o skate desliza com o tail mas com o truck encaixado na parte de cima do obstáculo deixando o lado oposto do skate apontando para o lado oposto do obstáculo. Quando for encaixado o nose será Nose bluntslide.
    Board :Shape
    Board slide : Manobra em que o skate passa por cima do obstáculo para depois encaixar com a parte do meio do shape e deslizar.Nos EUA, boardslide é o que chamamos de rockslide, ou seja, deslizar com a parte do meio do shape sem ter que passar por cima do obstáculo antes de encaixar. (Rail Slide)
    Body Varial :Girar a posição do corpo enquanto o skate não gira
    Bombando :"Mandando ver", "metendo bronca", "a milhão", "destruindo" "à vera"
    Bone Less :Manobra das antigas. Consiste em retirar um (ou 2) pé do skate pegar o skate com as mãos e no alto voltar o pé aterrissando com os 2 em cima do skate.
    Bonned ollie (boned) : Dar o ollie inclinando a parte da frente para baixo, como se fosse um Indy Nose bone, só que sem segurar o skate.
    Borda : Tudo que possa encaixar o skate e deslizar. Curb, cantoneira, coping, edge etc.
    Bowl :Rampa com vertical (ou não) em que a transição é construída fazendo uma circunferência 360 º (Imagine uma bacia ou uma bola cortada ao meio)
    Burn Smith : Smith grind com 1 pé (ou smith one foot) Inventado por Bob Burnquist.
    Burn Twist : Espécie de giro inventado por Bob Burnquist

    C:
    Cabalerial : Fakie ollie 360
    Cabeção : Fominha
    Cabuloso(a) : Que é muito difícil ou perigoso
    Caixa 2 :Dinheiro arrecadado c/ a venda de materiais fornecidos pelos patrocinadores. O caixa 2 ocorre mais nos campeonatos profissionais.
    Camisa 10 : Fominha
    Capacete :Muito usado no Vertical (Helmet)
    Carrinho :Skate
    Carving : Pegar velocidade em um corner (transição em curva de bowl, banks ou capsule). Fazer uma curva bem rápida.
    Casca ou casca grossa :Manobra difícil de ser executada.
    Casper :É como se fosse dar um impossible, só que o skate roda pelo lado de dentro da perna. Pode ser 180 ou 360.
    Casper Slide :Fazer o skate rodar metade de um flip, encaixar um dos pés na parte de trás e em cima (na lixa) e o outro pé no tail e na parte de baixo, fazendo o skate deslizar no chão ou em cima de uma plataforma. Manobra técnica e muito difícil de ser executada.
    Catch :Pegar o skate com os pés após o skate ter flipado, mas enquanto o skate ainda está subindo.
    CBSK : Confederação brasileira de skate
    Certain Dead : Parar de Stall e descer de may day.
    Champ :Campeonato de skate.
    Channel : Canion- Parte que é usada para que pessoas possam dropar de um Half ou Bowl sem ter que encaixar o skate na borda
    Christ Air : Quando estiver no ar, tirar o skate dos pés fazendo a posição de um crucifixo e logo após coloca-se o skate novamente nos pés.
    Chiclé : Vídeo magazine de skate (nacional)
    Chupeta :Pequena borracha cônica que serve para suavizar o atrito entre a parte de trás da trave do eixo e a base. (Pivot cup)
    Concaive :(concave) Existem diversas inclinações nos shapes, são chamadas de concaives. Servem para facilitar a execução de manobras. Os concaives laterais servem para facilitar manobras de Flip. A inclinação no tail serve para facilitar o ollie.
    Copping (coping) :Cano (normalmente de metal) que fica na borda de obstáculos, serve para fazer o skate deslizar e proteger a borda.
    Corrimão: (hand rail) - Usado para deslizar com o skate. Podendo ser junto à rampas, escadas ou no chão (trilho)
    Crocked Grind (crooked, Krooks, K-Grind) : Manobra em que se encaixa o eixo da frente em uma borda ou copping e desliza sem encostar o eixo de trás, apontando o tail para trás. Não confundir com Nose grind.
    Crownd : Pista lotada.

    D:
    Dark slide : Deslizar com a parte de cima do shape (lixa) em um obstáculo. (Shape slide).
    Demo : Abreviação de demonstração, normalmente feita por atletas profissionais, durante campeonatos amadores ou em turnês e road trips
    Destruindo : Mandando bem, acertando todas manobras.
    Disaster : Dar um ollie 180 e encaixar o meio do shape no copping de um quarter, mini-rampa, half ou bowl
    Double : Andar de skate em dupla em um mesmo obstáculo.
    Double deck : Shape que tem o tail e o nose exatamente iguais.
    Downhill : Modalidade de skate em que o objetivo é descer ladeira na maior velocidade possível e fazendo manobras.
    Dropar (drop-in): O ato de descer de uma plataforma para a transição. Descer uma ladeira
    .

    E:
    Embaçado :Pode Ter 2 significados. 1-Difícil de acertar, casca-grossa. 2-Sujeira, polícia na área
    Encaretar :Desanimar. Ex: "Ontem saí para andar de skate e a chuva me encaretou."
    Espaçador :Peças que servem para fazer com que os rolamentos girem juntos; com isso o skate anda mais rápido (spacer).
    Estrelinha :Cara que se acha o tal, o melhor.
    Extensão : Parte de uma mini rampa, half ou bowl que é mais alta do que toda a parte restante.

    F:                                                                                                                                                                                           Fakie:Andar com os pés na posição normal, mas andando de costas. Fazer fakie é quando se está em uma mini rampa ou half e fica indo para trás e para frente sem chegar na borda.
    Fast Plant ou foot plant :Depois de dar um ollie, tira-se o pé de trás pisando no chão ou em um obstáculo, retornando ao skate antes deste cair no chão.
    Fazer um street :Andar de skate na rua.
    Festinha Kids : Ver filme "Kids".
    Feeble Grind :Um grind, em que o skate desliza com o eixo de trás encaixado e com o eixo da frente apontando para cima (ou para baixo se for em corrimão) e para o lado oposto de onde o skate entrou.
    Flat - Parte reta (no chão) de uma mini rampa, half ou bowl.
    Fingerboard :Skate de dedo.
    Finger flip :Nesta manobra o skate é flipado com as mãos ao inves de ser com os pés.
    Flip - Girar o skate, fazendo com que os trucks fiquem para cima e completem o giro retornando a apontar para baixo.
    Foot flip : Chutar o skate para flipar depois de já estar no ar (pode ser com o pé da frente ou de trás).
    Ex: Shove-it foot flip.
    Freestyle : Modalidade quase extinta. O principal objetivo é mandar manobras sem por pé no chão em uma área plana.
    Nos campeonatos de freestyle era também analisado a coreografia junto à música escolhida pelo atleta. O nome mais conhecido de freestyle no mundo era o acrobata Rodney Mullen. Nesta modalidade ainda tinha outras subcategorias como por exemplo campeonato de 360. Ganhava quem girasse 360 mais vezes.
    Front flip : É um mortal para frente segurando o skate. Não confundir com frontside flip.
    Front foot : Quando a manobra é executada sobre o pé da frente. Ex.: Front foot Impossible.
    Frontside (F/S) : Quando o atleta faz uma manobra virando o corpo e o skate (ou só o skate) em 180º (360 ou 540) sendo que logo após o inicio da manobra ele dá o ollie e o corpo começa a virar de frente para o lado para onde estava indo.
    Em grinds :Quando aproxima-se do obstáculo, a manobra a seguir será frontside se a o bico do pé estiver virado para o lado do obstáculo.
    Fun Board : Skate maior que o tradicional e menor que o long board. Também para descer ladeiras.
    Fun box : Obstáculo em que tem pelo menos uma rampa, uma mesa e uma parte para deslizar sendo corrimão ou mureta.


    G:
    Gambé : Policial.
    Gap : Buraco, Intervalo entre uma plataforma e outra. Distância entre uma calçada e a outra.
    Gás : Velocidade.
    Gay twist : É um cabalerial segurando de mute.
    Goofy : Uma pessoa é goofy quando anda com o pé direito na frente. Contrário de Regular.
    Grab : Usar uma das mãos para segurar o skate.
    Grabbers : Acessório ultrapassado. Ninguém mais usa. Servia para segurar melhor o skate em manobras de grab.
    Grind : Qualquer manobra que deslizar com o eixo do skate.
    Gralha : O mesmo que prego.
    H:                                                                                                                                                                                                    Half Cab:Qualquer manobra em que vem de fakie e gira o skate em pelo menos 180º.
    Half Pipe , Half ou Vert - Rampa no formato de U que tenha pelo menos 2 metros de altura.
    Hang UP : Quando é feita uma manobra em mini-rampa, half, ou bowl e no momento de voltar o eixo de trás agarra.. Em algumas vezes a pessoa volta a manobra, mas na maioria das vezes cai.
    Hard flip : Um hardflip é quando o skate gira 180 como um frontside pop shove-it, mas flipa como um ollie flip.
    Hard heel flip : Manobra que é uma mistura shove-it com heel flip. Nesta manobra os pés parecem que vão dar um nó (Inward heel flip).
    Hardcore : Manobra difícil. Lugar perigoso. Estilo musical.
    HC : Abreviação de Hardcore.
    Heel flip : Manobra em que o flip é chutado com o calcanhar, chuta-se para frente.
    Hip : Espaço entre uma rampa que tiverem uma das partes encostadas na outra fazendo um angulo de 90 graus para baixo. Hip também é as pontas que divide as duas bacias de um banks.
    HoHo Plant : Plantar bananeira com o skate nos pés, esta manobra é executada após um Invert.
    I:                                                                                                                                                                                           Impossible: Manobra em em que o skate gira sobre o pé de trás. Quando roda no pé da frente é chamado de Front foot impossible.
    Indy grab : Quando segura o skate com a mão de trás pelo lado da frente.
    Indy Nosebone : Mesmo que Indy grab, porém no nosebone, enverga-se o corpo esticando a perna da frente e encolhendo a perna de trás.
    Invert : (hand plant) Manobra em que basicamente, planta-se uma bananeira com uma mão e a outra segura o skate. Existem diversas variações, como por exemplo o sadplant, o egg plant, o hoho plant (com as duas mãos no chão ou na borda).
    J:                                                                                                                                          Japan air : Manobra em que o skate é segurado de mute e contorce os dois joelhos para frente.
    Judo : Quando segura o skate com a mão da frente por trás e tira o pé da frente do skate, voltando logo em seguida.
    Jump Ramp : Rampa que é colocada no chão para decolar com o skate. Pode ser reta ou com curva.
    K:
    Kick Flip 360 flip : Nos EUA, Kick Flip é o que chamamos de Flip.
    Koston Grind : Crocked one foot.
    L:                                                                                                                                                                                                   Late : Quando uma manobra é executada após outra. EX Ollie late shove-it ou Shove-it late flip.
    Lay back : Manobra de downhill em que desliza de slide inclinando o corpo para trás e colocando levemente uma das mãos no chão para equilibrar.
    Lien Air : Manobra em que segura o skate de backside, pelo lado de trás, mas o corpo e o skate viram de frontside. Esta manobra foi inventada por Neil Blender, como o skate vai ao contrário do que deveria ir ele colocou seu nome de trás para frente como nome da manobra.
    Linha ou Fazer linha : Seqüência de manobras executadas uma após a outra, geralmente em campeonatos.
    Lipslide : O mesmo que boardslide.
    Lixa : (Grip tape) É colada na parte de cima do shape para maior aderência.
    Local : O skatista é Local em uma pista quando ele mora perto ou sempre anda naquele lugar.
    Lombado : Cansado.
    Long Board : Skate com shape maior que o tradicional, eixos mais largos e rodas maiores. Serve para descer ladeiras.
    M:
    Madeira : Shape.
    Madonna : Manobra em que segura o skate com a mão da frente na parte de trás do skate, tira o pé da frente e encaixa o tail na borda.
    Manobreiro : Cara que manda muitas manobras técnicas. Cara que manda combinações de manobras de flip por exemplo: Rodrigo Teixeira, César Gordo, Daewon Song e Rodney Mullen.
    Manual : Manobra em que o skate anda somente nas rodas de trás, sem encostar o Tail no chão. Antigamente conhecida como Tail Wheelie.
    Maria rolamento : Menina que roda na mão de vários skatistas.
    Maria shapinho : Menina que tá sempre no pé de vários skatistas.
    May Day : (One truck to fakie) Encaixa-se o eixo de trás no cano de um quarter, mini rampa ou half e retorna à transição de fakie.
    Melon ou Melancollie : Segurar o skate no ar com a mão da frente e por trás do corpo ao mesmo tempo que encolhe a perna de trás e estica a perna da frente, envergando o corpo (meloncholie, meloncollie).
    Mini Ramp ou Mini Rampa : Similar ao Half Pipe, só que sem vertical e com altura entre 1 e 2 metros.
    Micro ramp : Similar a mini rampa só que com altura menor que 1 metro.
    mm - milímetros : medida usada para medir o diâmetro das rodas.
    Molinha : Dar um ollie sem bater o tail bater no chão.
    Mauntain Board : Skate para andar na terra, em pedras e terrenos irregulares. O Mountain Board tem rodas tipo as de velocípede e um guidon que pode ser retirado e um suporte para prender os pés.
    Mute Air : Manobra em que o skate é segurado com a mão da frente na parte da frente do corpo.

    N:
    New School : Que está começando a andar de skate, ou anda há pouco tempo.
    No comply : Manobra das antigas, em que tira-se o pé da frente do skate colocando-o brevemente no chão e fazendo o skate girar de alguma maneira, de 180, de shove-it etc.
    No Gá : No gás. Estilo inventado por Taroba Man.
    Exs: Mandou dimá (mandou demais). Andou no gá (Andou no gás). Um abrá (Um abraço).
    Nollie : Um ollie que é dado com o pé da frente fazendo o skate ir para frente.
    Nose : Parte da frente de um shape, bico.
    Nose Bump : Bater as rodas da frente em um obstáculos (como se fosse um Nose Manual) de maneira bem breve e rápida.
    Nose Grind : Grind com o truck da frente em que a parte da trás do skate fica apontada para o lado de cima do obstáculo.
    Nose manual : Manobra em que o skate anda somente nas rodas da frente sem encostar as de trás no chão. Antigamente foi conhecido com Nose Wheelie e G-Turn .
    Nose Pick : Um stall com o eixo da frente.
    Nose Slide : Um slide com o nose encaixado.
    O:                                                                                                                                                                                                       Old school : Skatista há muitos anos. Skatista de responsa. Manobra velha ou ultrapassada.
    Ollie : Manobra mais básica do skate. O Ollie é executado da seguinte maneira, a pessoa abaixa um pouco sobre o skate para pegar impulsão, bate o tail no chão, no momento em que bate o tail, curva-se o pé da frente, puxando o skate para frente, dando impulsão e aliviando em seguida o pé de trás. Fazendo o skate subir e em seguida voltar ao chão nas 4 rodas
    Ollie Natas : Ollie one foot.
    Ollie Pad : Parte do tênis que foi desenhada exclusivamente para fazer com que os calçados tenham maior durabilidade contra rasgos e estragos por causa da lixa do skate.
    One foot : Quando tira um dos pés de cima do skate.
    One truck : Equilibrar o skate pelo eixo de trás em um copping ou borda.
    Over the : Passando por cima de algum obstáculo. Usado da seguintes maneiras: Over the Gap, Over the hip e Over the channel.
    P:                                                                                                                                                                             Patrô:Patrocínio.
    Parafuso de base : Usados para segurar os trucks no shape.
    Parafuso central : Usados para sustentar o molejo dos eixos junto aos amortecedores e arruelas. Serve também para unir a base do truck com a trave.
    Pads : (Riser Pads) Elevador. Serve para deixar os trucks mais altos.
    Pico : Qualquer lugar que tenha alguma coisa que possa ser usado como obstáculo para skate.
    Pirâmide : Obstáculo que tenha uma mesa e pelo menos 3 lados.
    Pistoleiro : Que só anda em skatepark (pistas).
    Pivot grind : Grind em que o skate desliza brevemente com o eixo de trás.
    Plataforma : Parte reta e elevada. A parte em que o skatistas ficam antes de dropar é uma plataforma.
    Pop shove-it : Manobra em que o skate gira 180º debaixo dos pés da pessoa sendo que a pessoa não gira. Podendo ser de frontside, girando o skate para trás do corpo e de backside , girando o skate para frente do corpo.
    Poser : Que faz "panca", finge ser skatista, ou só carrega o skate debaixo do braço, ou vive com skate debaixo da bunda.
    Prego : Cara que só cai. Que não anda nada.
    Pro : Profissional.
    Pró : Prosa ruim.
    Q:                                                                                                                                                                                                   Quarter ou quarter pipe : Metade de um Half ou Mini rampa.
    R:                                                                                                                                                                                         Regular : Uma pessoa é Regular quando anda com o pé esquerdo na frente.
    Reverse : Uma manobra é reverse quando é feita e depois desfeita.
    Ex: No Flip reverse o skate gira uma vez e depois com o pé puxa para girar para o outro lado antes de cair no chão.
    Reverse também é quando entra em um obstáculo manda uma manobra e sai de 180º
    Remar : Pegar velocidade, empurrando o skate com o pé no chão.
    Roast beef : Pegar o skate com a mão de trás (ou da frente) pelo meio das pernas o lado de trás do skate.
    Rodas : Fabricadas em poliuretano (tech polimer). São vendidas o jogo com 4.
    Rocket Air : Quando estiver no ar colocar os 2 pés no tail do skate, segurar o nose com as duas mãos e levantar o skate deixando o mais em pé possível.
    Rock and roll : Encaixar o meio do skate na borda de um quarter, mini rampa, half etc e voltar para a transição.
    Rolamento : (bearing) Peça de metal normalmente blindada, serve para colocar dentro das rodas.
    Roll-in : Dropar de um quarter, mini rampa ou half, vindo da plataforma sem parar na borda. O roll-in é feito de forma suave.
    S:                                                                                                                                                                                                  Salad Grind ou Salada : Entrar de um lado de um corrimão ou (caixote) com o truck de trás encaixado e o nose apontado para o lado oposto de onde entrou. Não confundir com 5-0 grind.
    Sangue no zóio : Manobra que impressiona.
    Saussage Grind : Dar um smith segurando o Tail.
    Se liga na fita : Preste atenção.
    Session ou Sessão : Andar de skate em um pico por certo tempo. Normalmente uma session tem vários caras.
    Sex change : Dar um Body Varial enquanto é feito outra manobra.
    Shape (Deck) : Madeira para o skate. Normalmente com 7 camadas de compensado de marfim (os nacionais) e de Pinho Canadense ou maple (os importados).
    Shift (ollie shift) : Uma manobra é shift quando ao dar o ollie o skate fica 90º e depois retorna a posição normal. Em todas as manobras de shift o skate vai bem alto.
    Slap : Revista de skate (Importada).
    Silly Society : Vídeo produzido por Cristiano Matheus.
    Sinistro : Perigoso, legal, cabuloso.
    Sk8 : Skate .
    Skateboard : Skate.
    Skateboarder : Atleta que pratica skate. Obs: Não existe "Skatismo".
    Skate Park : Área construída especificamente para a prática do skate. Podendo Ter vários obstáculos de street e (ou) vert.
    Skate Rock : Categoria musical em que os integrantes da banda andam de skate.
    SKT : Skate.
    Slide : Qualquer manobra que o skate deslize, podendo deslizar por qualquer parte do skate.
    Slob : Dar um frontside ollie segurando de mute.
    Smith Grind : Um grind, em que o skate desliza com o eixo de trás com o eixo da frente apontando para baixo e para o lado de onde o skate entrou.
    Spine : Obstáculos em que duas rampas ficam de costas uma para a outra, podendo ser rampas retas ou quarters (vulcão).
    Stale Fish :Segurar o skate com sua mão de trás por trás da perna de trás.
    Stall : Parar o skate com se fosse dar um 50-50, mas sem deslizar.
    Street : Modalidade de skate que as competições são realizadas em lugar plano e com diversos obstáculos.
    Streeteiro : Que gosta muito de andar na rua.
    Susto : Manobra de downhill inventada por Sergio Yuppie. Vindo de fakie segura o skate de back, puxa deslizando no asfalto de tailslide, logo em seguide puxa-se o skate em um jump e retorna ao chão rodando com as mãos no chão de 360/720 ou 540.
    Switchstance ou switch : Andar na base trocada. Por exemplo se a pessoa é Regular, ela estará de switchstance se estiver com o pé direito na frente e uma pessoa que é Goofy estará de switch se estiver com o pé esquerdo na frente.
    T:                                                                                                                                                                                                      Tail : Parte de trás do skate. Atualmente ligeiramente menor que o nose.
    Tailslide : Deslizar com o tail em cima de um obstáculo.
    Tail Grab : Segurar o tail.
    Tech Deck : Skate de dedo.
    Transfer : Quando através de uma manobra o skatista passa de uma área para outra, por exemplo de uma rampa para outra.
    É possível que o transfer seja executado em um corrimão ou mureta, por exemplo se o skatista passar por cima do corrimão e depois encaixar de tailslide, será um transfer tailslide. Não confundir com bluntslide.
    Thrasher : Publicação de skate (importada).
    Transição : Tudo que não estiver na horizontal ou na vertical será uma transição, podendo ser em curva ou reta.
    Trave : Parte de cima dos trucks.
    Tribo : Publicação nacional de skate.
    Trick : Manobras feitas no skate.
    Triqueiro : Mesmo que manobreiro.
    Truck : Eixo do skate, preso ao shape para sustentar as rodas.
    V:                                                                                                                                                                                            Varial : Quando o skate roda 180 (ou 360) debaixo do corpo.
    Vary Varial : Manobra em que o skate roda 360 e logo em seguida o skater pega o skate e coloca-o novamente debaixo dos pés.
    Vela : (Wax, cera, parafina) Usada para passar em bordas para que o skate deslize mais.
    Velô : Velocidade.
    Verminho : New school que sempre atrapalha os outros andarem.
    Vertical : Vert- Modalidade que necessita uma pista própria para ser praticada. Podendo ser em formato de U (half) e em Bowl.
    W:                                                                                                                                                                                 Wallie : Dar um ollie em uma parede vertical.
    Wall ride : Subir em uma parede e depois voltar ao chão.
    Wrist Guard : Equipamento de proteção usado para não virar o pulso
    .


    Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.