Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

SURF: Porque tubarões atacam surfistas?

Os tubarões são, talvez uma das criaturas que mais aterrorizam as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo ou um filme de terror. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima. Mas será mesmo que os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana?




 Nessa matéria, descobriremos por que os tubarões atacam, como atacam e que tipos de tubarão atacam surfistas... com mais freqüência. Também veremos algumas maneiras de evitar ataques de tubarão.

Por que os tubarões atacam?

Em 90% dos incidentes com tubarões, o que ocorre é um erro. Os tubarões acham que somos alguma coisa que não somos. 

Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente como mostram em alguns filmes de ficção como tubarões assassinos. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas. Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões. De fato, os humanos não fornecem carne com gordura suficiente para os tubarões, que precisam de muita energia para movimentar seus corpos grandes e musculosos.
Se os tubarões não têm interesse em comer os humanos, por que eles nos atacam? A primeira dica vem de um padrão que a maioria dos tubarões segue. Na maioria dos ataques registrados, o tubarão morde a vítima, pára por alguns segundos (possivelmente arrastando a vítima pela água e sob a superfície), e depois a solta. É muito raro um tubarão fazer repetidos ataques e realmente comer uma vítima humana. O que acontece é que o tubarão confunde um ser humano com alguma coisa que ele geralmente come. Depois que ele sente o gosto, percebe que aquela não é a comida com a qual está acostumado e solta a pessoa.


Para um tubarão, um surfista batendo os braços sobre uma prancha de surfe
pode parecer muito com uma presa usual
A confusão do tubarão é mais fácil de compreender se enxergarmos as coisas sob o ponto de vista do animal. Muitas vítimas de ataque são surfistas ou pessoas andando de boogie boards. Um tubarão nadando embaixo d`água vê grosseiramente um formato oval com braços e pernas pendentes remando ao longo da superfície.
Isto cria uma grande semelhança com um leão-marinho a principal presa dos grandes 
     tubarões-brancos 

    ou a tartaruga marinha uma comida comum para os
 tubarões-tigres

Os ataques também ocorreram com freqüência quando humanos pescavam com arpões em águas oceânicas. Os tubarões são atraídos por sinais enviados por peixes mortos: o cheiro do sangue na água e os impulsos elétricos emitidos à medida que o peixe luta. Os tubarões detectam estes sinais com suas ampolas de Lorenzini, um conjunto de "detectores" sob a pele no nariz do tubarão.


 As ampolas são células eletricamente sensíveis que se conectam à superfície da pele por meio de pequenos tubos. Assim que o tubarão chega ao local, ele pode se tornar agitado e agressivo na presença de tanta comida. Um tubarão faminto e excitado pode facilmente confundir o surfista com sua presa usual.

6 Dicas para se prevenir de um ataque:Por se distanciarem da praia, os surfistas correm mais perigo que os banhistas. Mas esses conselhos valem para ambos:
1-Evite banhar-se em locais onde já foi notada a presença do animal. No Brasil, a principal área de risco são as praias da região metropolitana de Recife.
2-Permaneça em grupo, pois os tubarões preferem atacar pessoas sozinhas.Não se afaste muito da praia - no caso de um ataque, a distância tornará difícil o socorro.
3-Evite entrar na água ao entardecer ou à noite, quando a maioria dos tubarões está procurando alimento.
4-Não entre no mar se estiver sangrando ou menstruada. O olfato ultradesenvolvido do animal percebe a presença de sangue a centenas de metros de distância.
5-Evite jóias ou bijuterias muito brilhantes. Elas atraem o animal.
6-Evite trechos do mar usados por barcos de pesca, porque restos de peixe jogados fora também chamam tubarões.
Saiba que, ao avistar um tubarão, você já foi percebido há algum tempo por ele. Avalie, então, se dá para fugir, nadando de volta para o barco. Mas é bom saber que muitos tubarões nadam rápido, a cerca de 70 km/h. Se for tentar a fuga, evite dar as costas para o animal.Se não der para fugir, tente permanecer abaixo do bicho, pois os tubarões costumam atacar de baixo para cima ou no mesmo nível. Raramente eles se curvam para baixo para dar um bote.
Os mais perigosos da lista:Das 450 espécies de tubarão conhecidas (80 no Brasil), três são as mais temíveis
CABEÇA-CHATA (Carcharhinus leucas)
Freqüenta toda a costa brasileira e já foi encontrado até no rio Amazonas, a 4 000 quilômetros do mar. Vive em áreas próximas de estuários e costuma alimentar-se durante o crepúsculo. Provavelmente é o responsável pela maioria dos ataques a surfistas em Pernambuco, junto com o tubarão tigre. Estudiosos especulam que sua ferocidade está associada à alta taxa de testosterona em seu organismo, embora isso não esteja comprovado.(3,5 metros)
TIGRE (Galeocerdo cuvier)
        

Vive em águas tropicais e é considerado uma das espécies mais agressivas. Presente em todo o litoral brasileiro,inclusive esse que esta nas fotos foi capturado pelo pescador Marcinho Silvestre, aproximadamente 300 metros de distância  na praia de Toque Toque Pequeno (litoral Norte de Sp) esse tem cerca de 120 quilos e 2,2 metros de comprimento .De maio a agosto  a presença de tubarões é mais comum no litoral norte pois eles são atraídos pela grande quantidade de tainha,não há registro de ataques,onde tem um pode ter mais pessoal então é bom todos os surfistas...ficarem bem atentos,o tubarão tigre tem hábitos alimentares crepusculares, assim como o cabeça-chata. Na sua dieta, dá preferência a peixes, animais marinhos vertebrados e pequenos tubarões. Durante o ataque, atua com extrema agilidade e rapidez. Na primeira investida morde forte para identificar a presa, balançando a cabeça de um lado para outro.(6 metros)

TUBARÃO BRANCO (Carcharodon carcharias)

A mais agressiva de todas as espécies, é encontrado em águas temperadas e subtropicais. Sua presença já foi registrada no litoral brasileiro. Tem, em média, 6 metros. Predador diurno, sua dieta varia conforme a idade: quando jovem, alimenta-se de peixes; adulto (com 3 metros ou mais), prefere mamíferos marinhos. Ao atacar, ele normalmente dá uma primeira mordida para deixar a presa sangrando até morrer. Só depois termina sua refeição.(6 metros)

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte